This event has been cancelled.
Clube CHAPAS

V Encontro Internacional – Clube CHAPAS

566 566 people viewed this event.

Encontro Internacional do Clube CHAPAS em conjunto com a exposição “A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros – Hoje seriam 100 anos”.

O Clube CHAPAS realizou, pelo quarto ano consecutivo, o seu evento anual, desta vez em Évora, com o propósito de comemorar o centenário da fundação de “A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros”, cuja data de escritura da constituição foi lavrada a 27 de Novembro de 1915.

Um pouco de História:

“A 24 de Agosto de 1915, Horácio Alves de Azevedo chegou a Évora para tentar montar uma seguradora agrícola.

Nesse mesmo dia, numa sala da Associação Industrial de Évora, foi lido o projeto que iniciava por “Um grupo de alentejanos, unidos no mesmo sentimento de progresso social, resolveram lançar as bases de formação de uma companhia de seguros”, com sede social em Évora, na Praça do Giraldo 24 e 25 e mais tarde, a morada mais relevante e emblemática: o Palácio Barahona.”

O evento realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Évora, na presença de muitos convidados e amigos, a maioria antigos colaboradores da seguradora, agora reformados, bem como dos coleccionadores espanhóis, Manuel Ruiz, Xavier Vallve e respetivas esposas.

As intervenções foram produzidas por Vítor Alegria, representando o Clube CHAPAS; Eduardo Luciano, vereador da cultura da CME; Paulo Guimarães, professor da Universidade de Évora e Pedro Seixas Vale da Associação Portuguesa de Seguradores.

Como convidado de honra e orador, o comendador Rui Nabeiro, por ter sido nomeado mediador pela “A Pátria” em 1971.

O Clube CHAPAS inaugurou, no mesmo dia, nos claustros pequenos do Colégio Espírito Santo – Universidade de Évora – a exposição “A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros – Hoje seriam 100 anos”, composta por um conjunto de rollup’s contendo informação, documentos e fotos de 1915 até 1979, a qual esteve acessível ao público até ao dia 11 de Dezembro de 2015.

No dia seguinte, houve uma visita guiada aos principais pontos de interesse cultural da cidade de Évora, sem esquecer o cartaz dedicado ao evento afixado nas primeiras instalações da seguradora, em plena Praça do Giraldo.

O Clube CHAPAS pretendeu, assim, dar a conhecer, de modo despretensioso, a História e as estórias:

1. Da seguradora que nasce no interior de Portugal, após um ano de ser despoletada a I Guerra Mundial;
  2. De homens e mulheres que se destacaram na construção e crescimento desta Sociedade Alentejana de Seguros;
  3. O impacto sócio-económico desta sociedade de seguros no plano nacional.

Foi conseguido com esta iniciativa:

1. Os eborenses e ex-colaboradores de “A Pátria” revisitarem a sua História;
  2. Conhecer a “A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros” como um dos ramos genealógicos da atual Fidelidade Companhia de Seguros, SA;
  3. Dar visibilidade à ação do Clube Chapas na sua missão de receber, cuidar e divulgar a memória da atividade seguradora.
Ver exposição

Date And Time